blog piloto do teletransporte terra - titã data estelar 3081-2

1.9.05

221b Baker Street


O Sherlock Holmes fascina-me. Não conheço outra personagem tão credível. Já na época vitoriana, as pessoas escreviam cartas a pedir o seu auxílio na resolução de crimes.

O homem era o maior e o melhor na tríade observação, dedução, conhecimento. Conan Doyle deu-lhe um passado modesto: de acordo com o próprio detective, era descendente de fidalgos rurais "que aparentemente levaram a mesma vida peculiar à sua classe". Tinha um irmão mais velho, Mycroft, que trabalhava no Serviço Secreto brit.

Fala-se também de um possível professor, que mais tarde se tornou no inimigo fidalgal - o Moriarty - e que possivelmente foi o causador da certa e famosa aversão de Sherlock às mulheres - pelos vistos, o professor e a mãe do Sherlock andavam no roçanse, o pai do sherlock descobriu tudo e torceu o bracinho ao professor e o pescoçinho à mulher. Um detective que tinha um pai assassino…não deixa de ser curioso.

"Eu não sou um fanático admirador da espécie feminina" ou "Nunca se pode confiar demasiado nas mulheres... nem nas melhores delas." eram frases de sua autoria. Embora tenha aparecido "a" mulher (Irene Adler), não se sabe se mordia na almofada. Segundo O Estudo em Escarlate, ele e Watson (retornado do Afeganistão na altura) são apresentados em 1881 por um amigo comum devido ao mesmo interesse: procurar um companheiro para dividir um apartamento. Deveras.

Com uma capacidade de dedução e observação impressionante, conhecimentos químicos e físicos, uma cultura geral vocacionada para os seus propósitos, o nosso detective usava chapéu nas suas raras saídas, fumava cachimbo e dava-lhe na coca fortemente - sempre distraia qualquer coisita. Além de tocar violino quando maçado com algum problema, podia passar noites sem dormir ou comer, o que preocupava o seu amigo Watson:
- Ó querido, come qualquer coisa. Comprei umas fatias de presunto e sempre posso fritar um ovo.
- Watson..
- Sim, chuchu?
- Leva-me esta.


Em 1891, após uma luta feroz, Holmes e Moriarty, o ultra -inimigo, desaparecem nas cataratas de Reichenbach, na Suiça. A morte é anunciada.Os protestos dos leitores foram tantos e de tal forma violentos, que Sherlock é ressuscitado.

" Pois é, afinal ele andou em viagem durante um par de anos, e pensámos que ele teria morrido, mas mandou um telegrama há pouco tempo, tinha estado na Colômbia a estudar ervas aromáticas e perdeu-se durante algum tempo"

De volta a Baker Street, Sherlock Holmes trabalhou por mais nove anos na investigação de casos, como "Os Planos do Bruce-Partington", cujo sucesso lhe concedeu uma audiência particular com a Rainha Vitória, na qual confirmou as suspeitas – a rainha usava cuecame preto e rendado.

Aposenta-se em Sussex por volta de 1910, onde cria abelhas e cuida do seu reumatismo.

Grande Sherlock Holmes, RIP.

9 Comments:

Blogger izzolda said...

É sempre bom saber o que foi feito das grandes personagens, em mais uma crónica histórica de preciosidade e valor inquestionáveis! Confesso que não imaginava a parte da apicultura, essa arte tão nobre de conviver com abelhas e não ser picado até à morte.
E Watson, que terá sido feito dele? Segundo relatos bastante fiáveis, consta que com o desgosto de perder o companheiro de omoletas nas cataratas, emigrou para o Peru e terá dedicado a vida à doçaria conventual. Mas não sei se tens outras informações?

9:28 p.m.

 
Blogger rukia said...

Eu acho, aqui para nós, que ele está a trabalhar num salão de cabeleireiros no Texas - uma sociedade que tinha feito com o Elvis Presley (penteados de noiva), o Hitler (barbearia geral) e o nosso D. Sebastião (coloração de cabelo). Baseada no seu historial amoroso (3 ou 4 casamentos, pelo menos), deduzo que tenha sido este senhor o verdadeiro fundador da Playboy.
Elementar, minha cara izzolda.
:)

10:41 p.m.

 
Blogger rukia said...

Olá cat woman (miauszki cat woman)
O Holmes acharia piada a uma associação tipo A.A.S.H. - Associação das Amigas Sherlock Holmes- O ponto positivo era ver-nos todas com chapéu à investigador. Não são só os sapatos que originam fetiches :)
Bons passeios pelos telhados

12:35 a.m.

 
Anonymous Anónimo said...

elementar e de lamentar, desculpem-me o trocadilho barato, é o do nome do meu amigo ferdinand cidreira ter estado sentado e, em abono das últimas que vieram a lume, ao que parece, mal amanhado nos neurónios de pseudo-holmes. como diria o eloquente octávio machado: vocês sabem do que eu estou falar (deve ser lido com cara de mau).
Agora a crónica: PARABÉNS! e a propósito, parece que o irmão do sherlock era muito melhor do que o próprio na arte, mas preferiu, ou, devido à natureza da sua situação emocional, nem terá preferido, pertencer a uma associação londrina do tipo “fare niente”.

2:50 p.m.

 
Blogger rukia said...

ah! o dolce fare niente! Essa é uma verdadeira arte!
o ferdinand cidreira de Sá sempre foi boa pessoa..e nada mal amanhado! Aliás, um sujeito que põe açucar em bombas calóricas só pode ser, claramente, um bom sujeito!

5:00 p.m.

 
Anonymous Anónimo said...

Senhora rukia, fui alertado por amizades da blogoesfera que sua excelência se referiu à minha pessoa em tons menos próprios para um espaço de tertúlia intelectual. Saiba a senhora que nada sabe sobre a minha pessoa, a começar pelo nome com que fui baptizado e abençoado por Ele. Sei, de fonte limpa, que o sujeito que pensa que sou é de facto um mal amanhado, um herege, comuna, inimigo da pátria e, não bastando, tem de facto essa malvadez, colorida com requintes irónicos, de se lambuzar, cometendo assim um pecado capital. Pior do que tudo isto é ainda o facto desse ser vivo (e mais nada) pavonear apenas sessenta e três quilos num metro e setenta. È um porco e tem nome de cão.

Ferdinand de Sá de Cidreira, 48 anos, viúvo.

Clientela do costume, desculpem fugir ao tema/crónica.

9:35 p.m.

 
Blogger rukia said...

Caro Ferdinand,
desde já lhe asseguro a fiabilidade das minhas fontes. Se eu digo que é um bom sujeito, é porque o é.
Lamento que não haja concordância, mas estamos a falar de sua pessoa, e você é magro.
Respeitosamente
Rukia

8:09 p.m.

 
Blogger Provedor Absoluto said...

Muito bem, muito bem, mas na tua crónica esqueceste-te de referir que a Marlin Monroe faz a manicure no salão do Watson, o Kurt Cobain é dono de um bilharista, mesmo ao lado do salão, e que todas as Sextas-Feiras à noite o bilharista do Kurt tem karaoke animado pelo James Din e pelo John F. Kennedy.

1:42 a.m.

 
Blogger Sardas said...

rocheinbach á defesa e ao ataque,rocheinbach polivalente,joga atrás e joga á frente

12:59 p.m.

 

Enviar um comentário

<< Home